terça-feira, 10 de maio de 2011

hernia umbilical- carocinho na barriga

segunda-feira pela manhã minha tia tava olhando a Júlia e viu um carocinho na barriguinha dela. Pensamos mil coisas e ela resolveu levar a júlia na veterianaria.
 Chegando na veterinaria ela disse que não era nada serio, era apenas uma hernia umblilical.
  Essa  hérnia pode ser genético ou adquirida.
 A hérnia adquirida é o seguinte : é mais comum na raça shih tzu por ser um cão "prognata!" ou seja: hipertrofia da mandíbula para a frente, provocando o desencaixe da arcada superior com a inferior.


Então quando a cadela tem seus filhotinho, na hora do nascimento ela deve cortar o cordão umbilical do filhote, e tende a "rasgar" demais o cordão, muito perto da barriga do BB, que acaba ficando pra fora, isso por causa da arcada dos shih tzus.

Por isso é sempre bom nós mesmo cortar o cordão umbilical dando 1cm de distância da barriguinha para que não ocorra o corte rente a barriga.

Isso é perfeitamente normal....é comum acontecer e não há problemas do cão ter uma vida menos saudável por causa disso.
Geralmente fica uma bolinha pequena, que por fim ainda pode desaparecer até os 6 meses de idade, ou não , mas sendo pequena não há necessidade de cirurgia , a não ser que a pessoa se incomode, acha feio, e queira tirar, é só uma questão de estética.

Agora, eu falo, quando é muito grande, muito pra fora, que tem , digamos uns 3cm pra fora, já é grandinho, é a opção é cirurgia, pois pode atrapalhar.

Mas a dúvida mais comum é sobre a fêmea se pode ou não ter filhotes....Olha, muita gente acha mesmo que não pode engravidar , pode passar para os filhotes e pode "estourar" quando a barriga ficar grande.....Mas isso só quando a hérnia é gigante que pode dar problema.
E também existem canis que simplismente rejeitam o filhote da ninhada por ficar com hérnia ( que absurdo ) , sacrificam, doam , vendem mais barato, só por serem mal informados ( eu chamo isso de ignorância ) Pq isso não é nada demais!!! Isso pra mim não é criador, é um cachorreiro que não entende nada de criação e só quer vender os cachorros....


 Cães com hérnias genéticas: ( que nascem com a hérnia ) não devem ser reproduzidos, pois podem transmitir esse problema potencialmente fatal aos descendentes. Isso eu já não sei como que vai saber quando comprar um cachorro....acho que só depende do dono do canil avisar.

Mas antes de fazer uma cirurgia " á toa " converse com seu veterinário de confiança.
Ver se realmente tem necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário