quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os cães mais inteligentes e os mais burros- a inteligencia do shih tzu

  O que o Shih Tzu tem de beleza, perde em inteligência. Recomendado para quem quer treinar seu Shih Tzu ou simplesmente saber sua posição no ranking de inteligência dos cães.
  Os Shih Tzus estão entre os últimos da lista de inteligência canina elaborada pelo psicólogo Stanley Coren. Ocupam a 70ª posição de um total de 79. São considerados teimosos, pois por vezes fingem não escutar à ordem do dono. Por “um ponto” o Shih Tzu desceu para a última divisão, encabeçando a lista do grupo de cães com inteligência de trabalho e obediência mais baixa!
   Embora o Shih Tzu esteja enquadrado no último grupo, das posições 70 a 79, minha experiência com o Aurélio leva-me a crer que ele está mais alinhado à descrição do grupo das posições 55 a 69 [veja esquema detalhado no final]. Observe a descrição do grupo 55-69:
  Se eles não forem treinados várias vezes, com extra dose de persistência, estes cães irão agir como se tivessem esquecido completamente o que se espera deles. Sessões ocasionais de reforço serão necessárias para manter a performance do cão num nível aceitável. Se os donos trabalharem apenas o ‘normal’ para manter seus cães treinados, os cães irão responder prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos. E, mesmo assim, eles obedecerão melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Estes cães parecem estar sempre distraídos e obedecer apenas quando eles assim desejam.
  A inteligência de que fala Coren - um psicólogo de gente, mas que é apaixonado por cães - refere-se à rapidez com que um cachorro responde a comandos humanos. Essa inteligência é a “de obediência” ou “funcional”, que faz com que um cão torne-se mais adaptado às necessidades das pessoas em termos de obedecer (fazer as necessidades no lugar certo, por exemplo) e trabalhar (tornar-se um cão guia ou encontrar drogas).
  Outro tipo de inteligência descrita por Coren é a "de aprendizagem” ou “adaptativa”, que está relacionada à capacidade de resolver problemas (encontrar comida para saciar a fome, por exemplo). Dessa forma, o ranking de inteligência canina mais conhecido do mundo adota o critério da Inteligência de Obediência e, embora controverso, tem sua utilidade:
  O ranking de inteligência canina do Dr. Coren deve ser entendido mais como um ranking de adestrabilidade do que como um ranking de inteligência propriamente dito. (...) Raças presentes nas últimas colocações do ranking não respondem bem a treinamentos e não gostam de treinos de repetição, não por serem mais ‘burras’, mas, aparentemente, por terem menos paciência e se distraírem facilmente com o ambiente. Em geral, cães de caça costumam se distrair facilmente pois o menor movimento no ambiente pode chamar sua atenção como uma possível presa. (…) Apesar de tudo, o ranking continua sendo a melhor referência para futuros donos se informarem.
Como foi realizado o estudo?
  Coren elaborou um questionário, respondido por 208 juízes norte-americanos e canadenses, dos quais 199 (96%) foram respondidos de forma completa. Eles avaliaram um total de 133 raças e Coren chegou a um ranking de inteligência canina com 79 posições. O estudo foi publicado no livro “A Inteligência dos Cães”, em 1994.
  Veja, a seguir, as seis graduações de inteligência propostas pelo pesquisador Coren. Cada grupo corresponde a um conjunto de raças que têm um grau de inteligência similar.


  Eu não concordo com a classificação do shih tzu, pois minha Aysha é muito inteligente, aprende com facilidade as coisas e sem a necessidade de repetir vairias vezes.
  Um bom exemplo foi o bebedouro de bilha, comprei esses dias e como ela ja tem 1 ano e 6 meses todos diziam que ela nunca ia aprender. Coloquei o bebedouro no lugar que ficava o  inteligente, mostrei umas 2 ou 3 vezes pra ela que saia agua e não passei nada no bico e ela passou a beber sozinha em menos de 1 dia.
E depois ainda dizem que o shih tzu não aprende rapido!!! 

18 comentários:

  1. Oiii!
    Mamis diz que sou muito inteligente... e sapeca!
    Lambeijos da Brenda!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um, ele é inteligente sim, mas só faz quando quer, porque é muuiiito teimoso, mas aprende rápido

    ResponderExcluir
  3. Como diz Sócrates:
    Há quem avalie alguém como inteligente quando escuta desta pessoa justamente o que se quer ouvir. Nesse caso, ao chamar alguém de inteligente o que se faz nada é senão um descarado e acrítico autoelogio. E isso é pouco inteligente.
    Para os americanos a inteligência está ligada à capacidade de resolver problemas. Todavia, há quem diga que o inteligente não precisa solucionar problemas, que ele já manifesta inteligência quando equaciona bem o problema e, então, formula boas hipóteses para a sua possível solução. Isso tem lá sua verdade, no entanto, nessa situação, devemos distinguir alguém inteligente de alguém mais inteligente ainda, o indivíduo genial.
    Cachorros não precisa resolver problemas, e sim nos amor e ser grandes companheiros...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com a posição de inteligência do Shi tzu, minha channel apronta horrores que até eu duvido.Parece alogios de mãe, mas ela supera todas as expectativas entre elas com o bebedouro de bilha, o prato rosa, proteção ao irmão, abri a gaveta da minha neta e esconder as calcinhas da minha neta na cama dela e não deixar eu ver o que esconde,me avisar que a agua acabou quando esqueço. isso não é para um cachorro de pouco QI esperar eu dormi para pular na minha cama sem fazer barulho nenhum, se cobri quando está muito frio e em fim, muitas outras coisas concordam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando faz besteira, boto de castigo e deixo tudo livre para que ela entenda que é um castigo e tem que obedescer. ela só sai quando mando. tudo bem que isso demorou muito tempo pra ela entender, mas entende e obedece.

      Excluir
    2. O meu também é inteligente...de manhã ele sobe na minha cama me acorda pra abrir a porta acho ele muito ciumento amo meu dog

      Excluir
  6. Não concordo...
    Pois tenho uma shih tzu chamada MEL... e ela e muito inteligente na primeira vez que digo algo ela ENTENDE ....

    ResponderExcluir
  7. Não concordo...
    Pois tenho uma shih tzu chamada MEL... e ela e muito inteligente na primeira vez que digo algo ela ENTENDE ....

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um bebê chamado Beto fará 2meses dia 12/02
    Muito esperto ágil!
    Não concordo com esta colocação.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Não concordo pq tenho um é ele é muito legal fofo e muito inteligente 💕

    ResponderExcluir
  11. O eu tenho um dalmata e ele supera o pastor alemão de inteligência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não supera, só superam o pastor alemão o poodle e o Border Collie, o dálmata está na 40° posição, pesquise antes de afirmar...
      Fonte:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/A_Intelig%C3%AAncia_dos_C%C3%A3es

      Excluir
  12. Tenho um shitizu o Thor.desconsidero o grau falado pois se é muito obediente e dócil

    ResponderExcluir
  13. O meu tem 8 meses... filho de campeões, pedigree e tudo mais... amo ele, porém, o pior cachorro de inteligência que já vi... por vezes,acho que ele até deva ter algum retardo... só consegui ensinar dar a pata e sentar-se... o resto ele não aceita e ainda faz de propósito errado... e olha que já adestrei vários cães, até vira latas e pinscher... sem contar o cheiro, lavar e secar de 3 em 3 dias... muito porco, come o próprio cocô, já é da raça a cropofagia... então, pensem bem se a beleza, ternura e um cachorro sem próximo e lindo (desde que tenha tempo ou gaste com lavagem) se vale o q pode não retribuir em desperteza e higiene...

    ResponderExcluir